O que faz com que as pessoas não valorizem a fidelidade no casamento? O que faz com que os seres humanos sejam tão propensos a falhar com relação a fidelidade matrimonial? Seguramente existem uma infinidade de causas. Norma Pantoja, diretora de um programa de radio, conselheira profissional, com mestrado em aconselhamento Bíblico, comenta no livro que se chama “31 horrores que cometem os homens e as mulheres” que “as pessoas que chegam a infidelidade não fazem porque sentem insatisfação, solidão ou vazio”. Acrescenta que “uma pessoa que foi desleal e infiel uma vez, será uma segunda vez e a terceira sem pensar. Preferem iniciar um novo relacionamento antes de arrumar o já existente, porque pensam que vai ser diferente e que os problemas vão se acabar. Pensam também que o elemento da clandestinidade por detrás de um relacionamento secreto é mais emocionante. Alguns psicólogos estudaram este tipo de dinâmica e chegaram a conclusão de que sim, existe uma satisfação neste elemento furtivo detrás de uma aventura amorosa”. Mas a infidelidade trás com ela no mesmo pacote outras coisas com as quais não se pode livrar; traz muitas dores
Quem sabe hoje você está pensando no desconfortável que possa ser o relacionamento conjugal que você tem, mais na hora em que consideras a tentação que bate a sua porta deves pensar que este tipo de erro não será somente incomodo, mais que vai te causar muita dor e decepção aos teus.
2. A infidelidade escraviza
Provérbios capitulo 6 nos diz que por causa dela uma pessoa é reduzida a um bocado de pão. O que isto quer dizer? Que aquela pessoa que você permite te seduzir acaba tendo o controle da sua vida. Norma Pantoja conta também que um casal que o esposo passava longas horas conversando com mulheres na internet por Facebook, depois de tantas mensagem acabou se “apaixonando” por uma pessoa através desta rede, o qual quase custou o seu casamento. Quando você ou eu estabelecemos amizades com as quais gastamos mais tempo em conversas e risadas em secreto do que com teu próprio cônjuge, estará entrando em um terreno perigoso. Ninguém deveria ter mais atenção que seu cônjuge.
3. A infidelidade traz consequências.
Provérbios 6:27 diz, por acaso pode alguém colocar fogo no peito sem queimar a roupa? Mais cedo ou mais tarde tudo o que você planta vai colher de uma maneira ou de outra, e isto é algo que você e eu temos que pensar quando a tentação bater a nossa porta.
DEUS QUER QUE VALORIZEMOS A FIDELIDADE.
COMO PODEMOS FAZER ISTO?
Tenha presente os bons conselhos e os bons exemplos
Nunca esqueça os bons conselhos que te deram seus avos, seus pais e sobre tudo, se você teve a benção de ser criado em um lar estável onde os pais se amaram toda a vida.
Provérbios 6: 20 – 23 diz: Filho meu obedeça aos mandamentos de seu pai e não abandone o ensino de sua mãe. Amarre-os sempre junto ao coração; ata-os ao redor do pescoço. Quando você andar, eles o guiaram; quando dormir, o estarão protegendo, quando acordar falaram com você. Pois o mandamento é lâmpada, a instrução é luz, e as advertências da disciplina são o caminho que conduz a vida.
O que este provérbios está nos dizendo? Que devemos seguir o sentido comum, pois nos foi dado por Deus para nos afastar do que é perigoso, do que nos pode fazer dano, do que não nos é próprio. Não é bom que alimentes sentimentos com a melhor amiga da tua esposa, não é próprio que compartilhes segredos com o melhor amigo do teu esposo, simplesmente está fora de lugar, o senso comum te diz isto. Quando você vê vir o perigo, quando aparece um número telefônico de uma amizade que você não deverá considerar como amizade, é ai que deves usar a tua consciência, ai é onde deves usar o teu sentido comum e dizer, isto não me convém.
2. Teu casamento é poderoso
Recorde-se que dois são uma equipe de poder e proteção onde existe unidade existe poder, você se faz mais forte.
Eclesiastes capitulo 4: 9 ,10 e 12 “É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!
Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade”.
Teu cônjuge é um muro de proteção ao redor de voce, desfrutem um ao outro, o Senhor colocou um elo de proteção ao redor de vocês! É uma equipe poderosa.
Desfrute do seu par
Desfrutar o seu cônjuge é um presente, Eclesiastes 9:9 nos diz: “Desfrute a vida com a mulher a quem você ama, todos os dias desta vida sem sentido que Deus dá a você debaixo do sol; todos os teus dias sem sentido! Pois esta é a sua recompensa na vida pelo seu árduo trabalho debaixo do sol”.
Simplesmente desfrute, se você e eu não desfrutamos nosso cônjuge então vamos abrir a porta para outras coisas. Fortaleça a intimidade do coração através de compartilhar os sonhos, compartilhar a vida, e por último
4 . Cultive sua vida interior
Se você quer ser fiel, alimente o seu espírito, não o deixe morrer de fome. O Senhor envia a Israel uma mensagem muito confrontadora, dizendo que eles tinham se afastado Dele e Le explica que Ele odeia o divórcio e fala também que a infidelidade é um problema de raízes espirituais em Malaquias 2 versículo 16: preste atenção pois ao vosso espírito e não seja desleal com a mulher da tua juventude. O que Deus está dizendo ali? Você pode ter a melhor intenção do mundo de ser fiel a sua esposa, mais vou dizer uma coisa, em Eclesiastes está dizendo que o cordão de três dobras não se rompe tão facilmente, porque entre você e sua esposa, Deus tem que ser o primeiro. Se você ama a Deus com todo o seu coração, reflita, leia a bíblia continuamente e esteja reunido com outros cristãos para adorar a Deus, seu espírito vai se fortalecer, vai estar cheio e vai caminhar em fidelidade mais o Senhor diz, fique atento com o seu espírito porque quando o espírito está morrendo de desnutrição então, se a infidelidade bate a sua porta você não saberá como responder.
E caso você tenha sido infiel, confesse teu pecado à Deus, Ele é grande para perdoar. Olhe para Jesus, quando trouxeram à Ele a mulher adultera e a jogaram diante dele quase nua e envergonhada diante de todos, Jesus falou que aquele que estivesse livre da culpa do pecado lançasse a primeira pedra e quando todos tinham se retirado, ele falou à mulher: Onde estão aqueles que te acusam? Eu também não te condeno; mais vai e não peque mais. Existe esperança, peça perdão à Deus, ao teu cônjuge, não te digo que o caminho de regresso vai ser fácil mais é o melhor caminho. A Bíblia diz que se queres ter uma vida longa e a benção de Deus, foge do mal e guarda o teu coração para Deus e para a tua amada família.
Uma última coisa, pense no quadro que você quer ter para o final dos teus dias. Você quer estar rodeado pelos que você ama? Ou você quer estar submergido na solidão? Pode ser que existam dias em que seja muito difícil chegar em casa e enfrentar discussões, diferenças que foram se acumulando, mais não é mais difícil que estar sozinho um dia, sem esperança, havendo destruído sua família por um minuto de aparente prazer, decepcionando aos teus filhos, os quais não querem mais estar ao teu lado, e dos quais já não tens o respeito. Luta por tua família, este será sempre o plano de Deus.
DANILO MONTERO
tradução:Denise Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *