DEVOCIONAL FAZENDO NASCER O AVIVAMENTO
12/09/18
4. Num desses encontros Ele disse que não deixassem Jerusalém até que o Espírito Santo viesse sobre eles em
cumprimento da promessa do Pai, um assunto que já tinham discutido antes.5. “João batizou vocês com água”,
lembrou Ele, “mas vocês serão batizados com o Espírito Santo dentro de bem poucos dias”. Atos 1:4-5 (Bíblia Viva)
A maioria de nós pensaria que quarenta dias de ensino sobre o Reino, vindo de um Homem em um
corpo ressuscitado, seria o suficiente para iniciar o cristianismo. O que mais os discípulos precisavam?
Eles estavam recebendo treinamento em profundidade daquele que derrotou a morte e voltou da
sepultura com um corpo glorificado. Jesus levou-os por estudos detalhados do Antigo Testamento
(pense em Sua interação com Cléopas no caminho para Emaús em Lucas 24) e os deixou atônitos com
demonstrações de Seu poder (Ele apareceu, desapareceu e atravessou paredes). Se visse sequer
metade disso anunciado em um panfleto para uma escola de treinamento ministerial, você
provavelmente ficaria convencido de que essa escola tinha o pacote completo.
Mas Jesus disse que não foi o suficiente. Seu ensinamento e Suas demonstrações do poder da
ressurreição não eram suficientes para preparar os discípulos para o que estava por vir. Eles precisavam
de uma unção do alto para levar essa mensagem em Jerusalém. Foi uma das últimas coisas que Ele
disse antes de subir ao céu (Atos 1:8-9). “Fiquem em Jerusalém. Permaneçam orem, e vocês receberão
poder”.
Segundo Paulo, mais de quinhentos discípulos viram Jesus após Sua ressurreição (1 Coríntios 15:6).
Mas, no dia de Pentecostes, apenas cento e vinte estavam reunidos no cenáculo (Atos1:15). Por que os
outros trezentos e oitenta não se juntaram a eles? Talvez eles não vissem a necessidade de permanecer
e orar. Talvez eles pensassem que a ordem não era para eles. Ou talvez estivessem distraídos com
outras coisas. Seja qual for o motivo, menos de um quarto desses discípulos se reuniu na cidade para
aguardar a promessa do Pai. O quanto será que perdemos porque não conseguimos ir à reunião de
oração?
Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar.De repente veio do céu um som,
como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados.
E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles.
Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava. Atos
2:1-4
O dia mais grandioso para o cristianismo foi o dia em que Jesus recebeu o Espírito Santo do Pai e o
derramou sobre os discipulos no Pentencostes. Às nove da manhã. Um bando de pescadores saiu de
uma sala alta em Jerusalém, balbuciando em outras línguas. Pedro levantou-se com ousadia para
interpretar esse evento…
Pelo contrário, isto é o que foi predito pelo profeta Joel:‘Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito
sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos.
Mostrarei maravilhas em cima no céu e sinais em baixo, na terra, sangue, fogo e nuvens de fumaça.
O sol se tornará em trevas e a lua em sangue, antes que venha o grande e glorioso dia do Senhor.
Atos 2:16,17 19,20
Pedro poderia ter usado várias passagens para interpretar o que estava acontecendo naquela manhã.
Ele poderia ter apontado para Isaías, Jeremias ou Ezequiel e suas promessas da vinda do Espirito Santo.
Em vez disso, ele escolheu uma passagem de Joel-um profeta menor com apenas três capitulos-para
descrever o derramento no Pentecostes. “Isto é o que foi falado pelo profeta Joel…”Joel apareceu sem
aviso prévio na sequência de uma peste de gafanhoto devastadora e corajosamente chamou a
liderança da nação a despertar, discernir a hora de crise e juizo corretamente, e responder com a
oração conjunta e o jejum. Moisés disse em Deuteronômio que os gavanhotos viriam se o povo se
desviasse de Deus, e Salomão reiterou-se isso em 2 Crônicas, na dedicação do templo. Quando o núcleo
agrícola e financeiro da nação está em ruínas,a única solução é a intercessão conjunta. Infelizmente,
judá não conseguiu ouvir o aviso de Joel, e o desastre financeiro provocado pela peste de gafanhotos
foi seguido por uma invasão militar babilônica.
Quando Pedro interpretou o derramento do Pentecostes como o cumprimento da profecia de Joel, ele
também chamou o povo ao arrependimento. A destruição de Jerusalém pelo exército romano estava a
poucas décadas de distância, e esse era um momento para orar e jejuar novamente. Na verdade, creio
que Jesus realmente falou com Seus discípulos sobre o livro de Joel antes de partir. Por que? Por
estarem seguindo a metodologia descrita em Joel 2 – convoque um jejum, reúna uma assembleia
solene. Eles esperaram no cenáculo, jejuando e orando, até que o Espírito fosse derramado.
No entanto, a profecia de Jeol não foi cumprida plenamente no Pentecostes. Joel falou que seria sobre
toda a carne, não sobre cento e vinte discípulos. Ele falou de sinais e maravilhas, visões e sonhos,
sangue e fogo, e sinais escatológicos que precederiam o dia do Senhor-isto é, a segunda vinda de Jesus.
Em essência, Pedro saiu do cenáculo e anunciou: “ Os ponteiros do relógio estão se movendo. Deus
começou a derramar o Seu espirito, e estamos no começo do fim”. Mais tarde, Pedro declarou que
Deus continuaria a derramar o Espirito, tempo de renovo e períodos de avivamento para derramar
poder e ousadia sobre o Corpo de Cristo. “arrependei-vos, pois , e convertei-vos, para que sejam
apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, e envie
ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado” (Atos 3:19-20)
Dois anos após o primeiro sermão de Pedro em Jerusalém, os discípulos se reuniram mais uma vez,
buscando uma nova unção diante da perseguição – e naquela hora, Deus liberou outro derramar do Seu
Espírito em Atos 4:29-31
Oração um chamado para TODOS | Jesus for life! ( Jesus é para vida)
Imersão
Fonte: Adaptado
Medite | Ore essas palavras
Isaías 64:1,2 Ah, se rompesses os céus e descesses! Os montes tremeriam diante de ti!Como quando o
fogo acende os gravetos e faz a água ferver, desce, para que os teus inimigos conheçam o teu nome e
as nações tremam diante de ti!
Romanos 8:19 Por isso, a criação aguarda ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *